Os componentes do esqueleto continuam a desenvolver-se e os ossos e músculos vão crescendo.
O coração continua a bater «a todo o vapor».
Faz movimentos respiratórios, inspirando e expirando líquido amniótico, o que ajuda ao desenvolvimento dos alvéolos pulmonares.
As pernas estão agora a ficar mais compridas do que os braços e o bebé consegue mexer todas as articulações e membros. As mãos são também mais funcionais e já consegue cerrar o punho. As unhas estão formadas.
As orelhas estão praticamente no lugar e os pequenos ossos nelas existem começam a endurecer.
A pele, agora coberta de lanugo, é ainda muito fina e os vasos sanguíneos continuam a ser visíveis. Começam a aparecer as glândulas sudoríparas.
No final desta semana o palato (céu da boca) estará completamente formado. Começam também a formar-se as papilas gustativas, e possivelmente será capaz de sentir o sabor dos alimentos ingeridos pela mãe, uma vez que este consegue alçangar o líquido amniótico. A ingestão de alimentos saudáveis durante a gravidez poderá ajudar o bebé a desenvolver uma preferência por esses alimentos, possivelmente para toda a vida.
Embora as pálpebras continuem bem fechadas, já consegue aperceber-se da luz, podendo desviar-se de um foco que lhe seja apontado.
Se a posição do bebé e a nitidez da imagem o permitirem, será possível determinar o sexo através de ecografia.
É possível que já se sintam os seus movimentos esta semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário