Esta semana marca o início do segundo trimestre e o final do período mais crítico do desenvolvimento do bebé.
Todas as suas estruturas básicas, internas e externas, estão formadas.
O fígado começa a segregar bílis, um sinal de que já está em correcto funcionamento, e o baço começa a contribuir para a produção de glóbulos vermelhos. Os rins produzem urina, que é eliminada para o líquido amniótico.
Nas meninas, os ovários movem-se do abdómen para a pélvis. Nos meninos a próstata está a desenvolver-se.
Os ossos estão cada dia mais duros e fortes. A pele ainda é transparente.
Os olhos movem-se lentamente para o centro da face. O nariz está mais pronunciado e as orelhas estão completamente desenvolvidas. As bochechas são visíveis. O cabelo e as sobrancelhas começam a aparecer.
Começa a desenvolver-se uma muito fina e aveludada camada de pêlo – o lanugo – por todo o corpo, que tem a função de proteger a pele do bebé no ambiente aquático em que se encontra e que continuará a crescer até às 26 semanas de gestação, desaparecendo ainda antes do parto.
O bebé está a alongar-se. O seu corpo cresce mais rapidamente do que a cabeça, que se apoia agora sobre um pescoço mais distinto e definido. No final desta semana os seus braços terão atingido um comprimento proporcional ao resto do corpo. As suas pernas, no entanto, ainda têm algum crescimento pela frente.
As mãos e pés (agora já com pouco mais de um centímetro de comprimento) estão mais flexíveis e activos, e os seus murros e pontapés são mais vigorosos.
Graças à acção dos impulsos cerebrais os seus músculos faciais começam a exercitar-se à medida que as suas pequenas feições formam uma expressão atrás da outra. O bebé consegue mexer e entortar os olhos, franzir a testa e as sobrancelhas, fazer caretas... Começa também a agarrar e consegue chuchar no polegar.
Sem comentários:
Enviar um comentário