O bebé atingiu a data de termo.
Durante o tempo extra que possa passar na barriga da mãe o bebé continuará (desde que a placenta ainda esteja a desempenhar correctamente o seu papel) a ganhar peso.
Isto não implica necessariamente que o bebé venha a ser muito grande, mas é natural que apresente uma pele mais descamada e temporariamente seca ou estalada (uma vez que o vernix que a protegia já desapareceu).
Poderá também ter mais cabelo.
E parecer mais alerta do que um bebé nascido mais cedo.
Enquanto isto, o bebé instala-se mais profundamente na zona pélvica, colocando-se em posição para quando o parto começar.
Embora o trabalho de parto possa não se ter iniciado, a mãe certamente já sente que o seu corpo vai dando alguns sinais de que o parto está iminente.
Há que ter em mente que apenas 5% dos bebés nascem na data prevista. 10% das primeiras gravidezes continuam até terem passado duas semanas da data de termo. 70% das gravidezes pós-termo foram incorrectamente datadas desde o início. Uma semana ou duas a mais do que o estimado não faz grande diferença.
O bebé nascerá quando estiver pronto... e já não falta muito.
A mãe deve aproveitar os seus últimos dias de gravidez e usar este tempo para descansar e para se preparar para o que aí vem.
Sem comentários:
Enviar um comentário