Por esta altura o bebé está perfeitamente formado e prestes a ser oficialmente considerado de termo.
Ganhar peso continua a ser a sua principal prioridade (cerca de 30 gramas por dia).
A sua outrora enrugada pele está já lisa graças à saudável camada de gordura ganha nas últimas semanas, que agora começa também a acumular-se junto aos joelhos e cotovelos. O rosto já deverá ter adquirido contornos mais arredondados, começando as características bochechas a ser visíveis, e no pescoço e pulsos aparecem pregas.
Os únicos órgãos ainda em amadurecimento são os pulmões.
Embora os seus rins e fígado já estejam completamente desenvolvidos e sejam capazes de processar alguns resíduos, o seu sistema digestivo só começará realmente a funcionar após a toma das primeiras gotas de leite.
O bebé engole as substâncias e secreções contidas no líquido amniótico, mantendo nos seus intestinos até ao nascimento os respectivos resíduos numa mistura escura chamada mecónio que constituirá as suas primeiras fezes.
Os músculos envolvidos no processo de sucção estão fortes e desenvolvidos, permitindo que se alimente logo que nasça, o que certamente tentará devido ao seu instintivo reflexo de sucção.
Tal como o lanugo, a camada de vernix que até aqui tem protegido a pele do bebé começa a desaparecer à medida que o parto se aproxima.
Ás 36 semanas o bebé deverá apresentar-se de cabeça para baixo (apresentação cefálica) e poderá descer para a pélvis (encaixar) a qualquer momento.
Sinais como colo maduro, curto ou dilatado podem verificar-se, indicando que o parto poderá estar próximo, embora não necessariamente prestes a acontecer.
Sem comentários:
Enviar um comentário