Inicia-se o terceiro trimestre e o bebé começa a encher o útero.
O seu tónus muscular está a aumentar e o corpo a ficar mais gordinho.
O cabelo continua a crescer, as pestanas e sobrancelhas são bem visíveis e o bebé é agora uma versão mais pequena e rosada daquilo que será ao nascer.
Com mais neurónios e tecido em desenvolvimento, o cérebro do bebé está agora muito activo.
As retinas estão formadas.
Consegue abrir cada vez mais os olhos, pestaneja, é capaz de distinguir a luz da escuridão e reage se lhe for apontado um forte foco luminoso.
A rede nervosa em torno dos ouvidos vai ficando completa e a resposta do bebé aos ruídos exteriores vai sendo cada vez maior. O desenvolvimento sensorial vai-se apurando e para além de ouvir os vários sons, consegue reconhecê-los.
A partir de agora é natural que o bebé tenha soluços (os movimentos rítmicos podem ser sentidos pela mãe), normalmente em episódios breves e que não lhe causam incómodo. Estão associados à maturidade pulmonar e à maior actividade deglutição-respiração.
Os pulmões e o sistema imunológico continuam a amadurecer, à medida que a gestação caminha para o termo. Se nascesse agora o bebé teria uma probabilidade de sobrevivência de cerca de 85% (ainda que medicamente assistido e provavelmente com complicações).
Sem comentários:
Enviar um comentário