O bebé tem uma aparência bastante proporcional, embora ainda com pouca gordura (que, no entanto, vai aumentando a cada dia) e uma pele muito fina.
Os órgãos sexuais estão completamente desenvolvidos.
Os vasos sanguíneos dos pulmões continuam a desenvolver-se.
Os vasos capilares estão a formar-se, dando à pele um brilho rosado.
O cabelo começa a ganhar cor e textura.
Os ossos estão mais sólidos.
Os 33 discos, as 150 juntas e os 1000 ligamentos da coluna começam a formar-se esta semana, o que ajuda a proteger a espinal medula, que funciona como transmissor das informações vitais do corpo do bebé.
O cérebro (que continua a crescer e a amadurecer) e as terminações nervosas estão já suficientemente desenvolvidos para que a sensação do toque seja possível.
Com as suas pequenas mãos, que estão perfeitamente desenvolvidas (embora algumas conexões nervosas ainda estejam por aprimorar), tacteia persistentemente tudo o que encontra (cara, mãos, pés, pernas, cordão umbilical). Vai desenvolvendo destreza, consegue enrolar os dedos para cerrar os punhos e é capaz de segurar objectos que lhe sejam colocados na palma das mãos.
Por esta altura o sistema auditivo do bebé está funcional e ele consegue ouvir os sons vindos do exterior e reage a eles frequentemente. Já apreende e recorda alguns e é capaz de reconhecer as vozes mais familiares (mãe, pai, irmãos).
As suas narinas, que até aqui estavam fechadas, abrem finalmente, pelo que conseguirá começar a cheirar.
Os nervos em redor da boca e dos lábios estão mais sensíveis, o que ajuda os reflexos de busca e sucção necessários para comer. O reflexo de deglutição aperfeiçoa-se e reforça-se.
Possivelmente o bebé já se terá começado a acomodar numa posição mais favorável para o nascimento, mas nem todos o fazem ainda nesta fase.
As hipóteses de sobrevivência do bebé às 25 semanas de gravidez chegam aos 50%.
Sem comentários:
Enviar um comentário