segunda-feira, 19 de julho de 2010

10ª Semana - Início do período fetal


O que até aqui era um embrião já terminou a parte mais crítica do seu desenvolvimento e é agora um feto.


Daqui em diante os tecidos e os órgãos do corpo vão crescer e amadurecer rapidamente.


Os órgãos vitais – fígado, rins, intestinos, cérebro e pulmões – estão agora formados e começam a funcionar, embora prossigam o seu desenvolvimento ao longo de toda a gravidez. O fígado continua a produzir glóbulos sanguíneos e o saco vitelino, que fornecia anteriormente estas células, deixou de ser necessário e começa a desaparecer.


O contorno da coluna vertebral é claramente visível através da finíssima pele. Os nervos espinais começam a distender-se e a separar-se da espinal medula.

A cabeça é agora mais pequena em termos proporcionais do que há umas semanas atrás, mas continua a corresponder a metade do comprimento de todo corpo. A testa está temporariamente saliente devido ao cérebro em desenvolvimento e surge bem assente no topo da cabeça; mais tarde, irá recuar e conceder ao bebé um aspecto mais humano.

A cada dia que passa, mais pequeníssimos detalhes começam a aparecer – incluindo minúsculas unhas nos dedos das mãos e dos pés e uma penugem tipo pêssego. Os dedos estão agora completamente separados; os braços flectem no cotovelo e encurvam-se ligeiramente; as mãos flectem na zona do pulso e juntam-se sobre o coração; as pernas estão a ficar mais longas; e os pés podem ser suficientemente compridos para se reunirem à frente do corpo.


Por esta altura as suas ocupações concentram-se em engolir líquido amniótico e esticar as pernas.


Sem comentários:

Enviar um comentário