sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

2011


Que o Novo Ano nos permita realizar o que mais desejamos!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

33ª Semana - Ananás (ou abacaxi)


O bebé mede agora aproximadamente 44 centímetros e pesa cerca de 2 quilogramas – tem mais ou menos o tamanho de um ananás (ou abacaxi).


A cabeça tem cerca de 8,5 centímetros de diâmetro.


O ganho de peso da mãe deverá rondar os 500 gramas por semana, metade dos quais destinados exclusivamente ao bebé.


33ª Semana - Apresentação


Por esta altura o bebé provavelmente já se terá acomodado na posição em que nascerá – de cabeça para baixo (apresentação cefálica) ou para cima (apresentação pélvica, verificada em menos de 5% dos casos).


Esta semana a cabeça do bebé crescerá bastante, devido à rápida expansão do seu cérebro. E, embora a maioria dos seus ossos tenha já endurecido, o crânio permanece flexível para se conseguir adaptar ao canal do parto.


Os pelos substituem o lanugo.


As pupilas detectam a luz, contraem e dilatam.


O líquido amniótico que rodeia o bebé atingiu o nível máximo e o bebé ingere cerca de meio litro deste por dia, urinando a mesma quantidade.


O sistema imunitário está agora desenvolvido e o sistema respiratório já quase completou o seu amadurecimento. Com isto, as probabilidades de um prematuro nascido nesta altura ser saudável são já muito elevadas.


32ª Semana - Sintomas


Desde que virou (há mais de duas semanas) não sei com que raio me tem pressionado de tal maneira à direita do umbigo que às vezes parece que vai rebentar-me a barriga.

Felizmente passa se me deitar. Que chatice... mais uma desculpa para descansar!


sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

32ª Semana - «melão honeydew»



O bebé mede agora aproximadamente 43 centímetros e pesa cerca de 1,800 kg – tem mais ou menos o tamanho de uma jicama grande ou de um melão honeydew.




O diâmetro da cabeça já ultrapassa os 8 centímetros.


32ª Semana - Exercitando a visão


Por esta altura os movimentos do bebé alteram-se devido ao espaço limitado de que dispõe: os pontapés começam a diminuir para dar lugar a empurrões e em vez de dar cambalhotas retorce-se.


Os cinco sentidos estão bem despertos e em franca actividade.


Com a capacidade, não só de virar a cabeça de um lado para o outro, mas também de mover os olhos nas órbitas, o bebé exercita muito mais a sua visão agora.


A maioria dos bebés por esta altura já se virou de cabeça para baixo.


O bebé começa a desenvolver o seu próprio sistema imunológico.


Nesta fase o bebé já sonha, e embora os seus períodos de sono costumem durar apenas cerca de meia-hora ele dorme durante a maior parte do dia.


A acumulação de gordura prossegue, a cara ganha um aspecto mais cheio e a pele vai ficando mais rosada.


O lanugo continua a desaparecer, embora uma pequena parte possa permanecer até ao nascimento, desvanecendo-se durante as primeiras semanas de vida.


As unhas das mãos e dos pés já cresceram completamente (ultrapassam as pontas e permitem ao bebé que se arranhe) e quanto ao cabelo, uns bebés já têm bastante, outros nem tanto, mas em ambos os casos continuará a crescer.


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

31ª Semana - Sintomas


A primeira otite da minha vida.

Valeu por muitas!

Durante quanto tempo mais andarei surda?
(sinto-me como a minha avó... ou como a minha sogra)

domingo, 19 de dezembro de 2010

31ª Semana - «quatro laranjas»



O bebé mede agora cerca de 42 centímetros e pesa aproximadamente 1,600 kg – mais ou menos o equivalente a quatro laranjas.


O ganho de peso total da mãe deverá rondar por esta altura os 9,5 a 12,5 kg.

31ª Semana - Processamento de dados


Embora o crescimento tenha desacelerado esta semana, a gordura continua a acumular-se sob a pele, e os ossos a endurecer.


Os pulmões e o sistema digestivo continuam o seu processo de amadurecimento.


Com o acumular de gordura a pele vai ficando mais rosada e os membros com um aspecto mais cheio.


A falta de espaço levou o bebé a adoptar a posição fetal, com os braços e as pernas próximos do corpo.


O cérebro não tem tido descanso, processando mais e mais informação à medida que vai recebendo sinais de todos os cinco sentidos. Estruturalmente apresenta-se com mais sulcos e saliências e os nervos crescem a um ritmo alucinante.


Já consegue virar a cabeça de um lado para o outro.


Os seus olhos acompanham a luz e, quando pestaneja, a íris reage contraíndo e dilatando consoante seja maior ou menor a luminosidade.


É possível que se mova acompanhando o ritmo da música, ao passo que um ruído mais forte pode provocar-lhe um movimento de sobressalto.


sábado, 11 de dezembro de 2010

30ª Semana - Sintomas


Quem manda ter o sistema imunitário em baixo e cuidar de criancinhas doentes?

30ª Semana - «repolho»




O bebé pesa cerca de 1,350 kg e mede quase 40 cm – o tamanho aproximado de uma couve-repolho grande ou de um melão pequeno.


A cabeça tem quase 8 centímetros de diâmetro e os pés 6 centímetros de comprimento.


Está rodeado de cerca de 700 ml de líquido amniótico, mas esse volume diminuirá à medida que o bebé for crescendo e preenchendo o útero, que tem agora 10 centímetros acima do umbigo. Por esta altura o ganho de peso na mãe deve rondar os 500 gramas por semana (e no final da gravidez o total deverá situar-se entre os 11,5 e os 16 quilogramas, sendo que cerca de metade desse peso estará concentrado no crescimento do útero, da placenta, do bebé e no volume do líquido amniótico).