quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

41ª Semana - Termo atingido


O bebé atingiu a data de termo.


Durante o tempo extra que possa passar na barriga da mãe o bebé continuará (desde que a placenta ainda esteja a desempenhar correctamente o seu papel) a ganhar peso.


Isto não implica necessariamente que o bebé venha a ser muito grande, mas é natural que apresente uma pele mais descamada e temporariamente seca ou estalada (uma vez que o vernix que a protegia já desapareceu).


Poderá também ter mais cabelo.


E parecer mais alerta do que um bebé nascido mais cedo.


Enquanto isto, o bebé instala-se mais profundamente na zona pélvica, colocando-se em posição para quando o parto começar.


Embora o trabalho de parto possa não se ter iniciado, a mãe certamente já sente que o seu corpo vai dando alguns sinais de que o parto está iminente.


Há que ter em mente que apenas 5% dos bebés nascem na data prevista. 10% das primeiras gravidezes continuam até terem passado duas semanas da data de termo. 70% das gravidezes pós-termo foram incorrectamente datadas desde o início. Uma semana ou duas a mais do que o estimado não faz grande diferença.


O bebé nascerá quando estiver pronto... e já não falta muito.


A mãe deve aproveitar os seus últimos dias de gravidez e usar este tempo para descansar e para se preparar para o que aí vem.


Sem comentários:

Enviar um comentário