quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

39ª Semana - Quase, quase!


A gravidez está a chegar ao fim.


Os órgãos do bebé estão completamente desenvolvidos.


Por esta altura já terá perdido a maioria do vernix que lhe protegia a pele.


Continua a acumular a gordura «castanha» que o ajudará a manter a temperatura corporal após o nascimento, particularmente no pescoço, ombros e órgãos vitais.


As camadas exteriores de pele vão descamando à medida que se forma pele nova por baixo. Esta já perdeu a aparência rosada que tinha, agora que a gordura se desenvolveu e os vasos sanguíneos já não se encontram tão à superfície (mesmo os bebés de pele mais escura são brancos nesta fase, uma vez que o pigmento ainda não se desenvolveu e só o fará após o nascimento).


A mãe continua a produzir líquido amniótico, mas como agora a absorção tende a ser maior que a produção, os níveis podem diminuir um pouco.


Para além de lhe fornecer nutrientes, a placenta continua a oferecer ao bebé também os anticorpos que ajudarão a protegê-lo contra infecções virais e bacterianas nos primeiros meses de vida.


O bebé está pronto a ver o mundo, e vai praticando inúmeros actos que farão parte do seu dia-a-dia, incluindo o choro que, por enquanto, ainda não vem acompanhado de lágrimas (só estarão presentes cerca de um mês depois do nascimento, quando os ductos lacrimais estiverem finalmente funcionais).


O bebé já agarra firmemente.


O espaço que tem para mover-se é cada vez menor, mas apesar disso deverá continuar a manter-se tão activo como até aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário