quarta-feira, 8 de setembro de 2010

17ª Semana - Cresce, bebé, cresce


Esta é uma semana de intenso crescimento, com a gordura a acumular-se sob a pele do bebé, que em breve deixará de ser transparente.


A camada de gordura que está a desenvolver-se sob a pele fornecer-lhe-á o isolamento tão necessário para que consiga controlar a temperatura e o metabolismo do corpo após o nascimento. Daqui em diante acumulará toda a que conseguir.


Com 17 semanas de desenvolvimento a quantidade de água no corpo do bebé é de aproximadamente 89 ml (equivalentes a 89 g) e a de gordura apenas 0,5 g. Ao nascer o tecido adiposo pesará cerca de 2,4 kg do peso total de um bebé de 3,5 kg.


O peso do bebé aumentará cerca de seis vezes nas próximas quatro semanas.


Em virtude do rápido crescimento que está a verificar-se o cordão umbilical alonga-se, engrossa, torna-se mais espesso e forte para suportar as necessidades crescentes de um bebé maior.


Por esta altura o bebé e a placenta têm quase o mesmo tamanho.


Esta semana começa a acumulação no seu cólon de mecónio, composto por resíduos celulares, secreções digestivas e resultado da filtragem do líquido amniótico que o feto engole (até um litro por dia) e que será o produto da sua primeira evacuação.


O bebé consegue mexer as articulações. O esqueleto está a enrijecer e ainda que algumas partes se mantenham cartilagens durante anos após o nascimento a maioria está a transformar-se em osso (mantendo, no entanto, a flexibilidade necessária para que o processo de nascimento seja possível). O esqueleto do recém-nascido é composto por 300 elementos (ossos e cartilagens). À medida que a criança cresce alguns desses elementos endurecem e fundem-se, resultando em apenas 206 ossos chegando à idade adulta.


Os pés medem aproximadamente 23 mm e continuam a desenvolver-se. Contudo não tão rapidamente quanto as extremidades dos membros superiores – pulsos, mãos e dedos.


As unhas estão a crescer e possivelmente será necessário cortá-las logo nos primeiros dias de vida.


A individualidade do bebé vai sendo maior a cada dia, com a definição cada vez mais precisa das suas impressões digitais.


As sobrancelhas começam a despontar e tem cada vez mais cabelo.


Embora ambos os olhos estejam já no lugar correcto (voltados para a frente) e sejam sensíveis à luz ainda não abrem.


A audição do bebé é já tão sensível que os ruídos fortes podem assustá-lo.


Os reflexos de sucção e deglutição vão-se aperfeiçoando.


Provavelmente o bebé já descobriu que pode brincar com o cordão umbilical pois consegue segurá-lo e puxá-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário