segunda-feira, 2 de agosto de 2010

12ª Semana - Sinapses


O corpo apresenta-se mais direito e as estruturas que foram formadas nas semanas anteriores vão crescendo e tomando forma.


Os intestinos, que cresceram tão rapidamente que chegam a entrar no cordão umbilical, começarão agora a deslocar-se para o interior da cavidade abdominal. O feto já é capaz de engolir o líquido amniótico que o envolve e o seu sistema digestivo absorve a glucose e a água nele contidas. Os rins segregam urina para a bexiga.


Por esta altura os batimentos cardíacos podem ser ouvidos através de doppler.


A placenta praticamente alcançou a sua forma final e, substituindo o saco vitelino, fornece agora o oxigénio e os nutrientes necessários através do sangue bombeado, tornando-se assim o suporte que garantirá as funções vitais do feto daqui em diante.


A placenta é muito maior que o bebé nesta fase. Após o seu rápido crescimento inicial ela crescerá lentamente e por altura do nascimento terá cerca de um sexto do peso do bebé.


Na base do cérebro do feto, a glândula pituitária começa a produzir hormonas.
As células nervosas têm vindo a multiplicar-se rapidamente e começam a produzir-se sinapses (caminhos de comunicação neurológica no cérebro).


O feto já poderá ter adquirido mais reflexos, incluindo o da sucção, e até se contorce quando a barriga é pressionada, embora não consiga fazer-se sentir devido à grande porção de líquido amniótico que ainda o rodeia.


Os braços e as pernas podem mover-se livremente e isso é claramente visível em ecografia.


A pele ainda é permeável ao líquido amniótico.


O esqueleto do feto tem agora centros de formação de ossos, e nesta fase a estrutura cartilaginosa começa a transformar-se em tecido ósseo.


A face é formada por um queixo, testa alta e pequeno nariz.


A cara começa a assumir um aspecto mais humano.


As orelhas, embora ainda pequenas, são bem visíveis e praticamente assumiram a sua posição final.
Os olhos, que começaram a formar-se nos lados da cabeça, estão agora mais próximos no centro do rosto. Estão compeltamente desenvolvidos mas firmemente fechados por pálpebras seladas e já apresentam movimentos reflexos. 


Os lábios estão completamente formados e o nariz e o queixo estão a definir-se melhor.


As unhas das mãos e dos pés começam a crescer, e se a palma for tocada os dedos já flectem.


Embora o sexo tenha sido determinado no momento da fertilização, só agora a genitália externa pode distinguir-se como masculina ou feminina.


Sem comentários:

Enviar um comentário